Arquivos da Mémoria: Magé, Arte e Patrimônio da Industrializ
Data: Thursday, July 17 @ 13:50:53 BRT
Tópico: TICCIH


Apesar da grande importância histórica que a cidade de Magé teve, esta não consegue despertar nos seus moradores um sentimento de pertença.

Essa questão norteia essa pesquisa que gira em torno da memória, do patrimônio industrial e das artes mageenses. Para alcançar nosso objetivo iremos identificar os lugares da memória, compostos pelo patrimônio material e imaterial do distrito de Santo-Aleixo, que servem como referência na construção dessa identidade local.


Esses elementos ajudarão a explicar quais são as razões que levaram a essa sensação de não-pertencimento das pessoas em relação ao lugar, como também, compreender de que forma elas se apropriam desse patrimônio ou se essa identificação encontra-se latente. 

O grupo que trabalharemos sofreu as transformações advindas da industrialização, o que acarretou uma série de mudanças na forma como eles se relacionavam com a cidade, e cujas influências serão analisadas no decorrer da investigação. Acreditamos que a tomada de consciência desse patrimônio permitirá o fortalecimento da cidadania e conseqüentemente uma efetiva melhoria na qualidade de vida dos moradores. 

Pesquisa realizada por Joana Lima Figueiredo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte





Este está hospedado em Comitê Brasileiro para a Preservação do Patimônio Industrial TICCIH - BRASIL
http://www.patrimonioindustrial.org.br

O Link direto para este artigo é:
http://www.patrimonioindustrial.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=32