Página Inicial Sobre o Comitê Área Pessoal
Índice
· Página Inicial
· Arquivos
· Contato
· Histórico de Notícias
· Publicar Notícias
Próximo Eventos
Não há programação disponível.

Congresso
Conselho Municipal
Curso
Debate
Evento Cultural
Eventos em Geral
Palestra
Reunião
Seminário
Workshop
Links


The International Comitee for the Conservation of the Industrial Heritage
http://ticcih.org/

Asociación Uruguaya de Patrimonio Industrial
AURPI


Associação Portuguesa para o Património Industrial
www.museudaindustriatextil.org/appi/
 
L'Associazione Italiana per il Patrimonio Archeologico Industriale (AIPAI)
http://www.patrimonioindustriale.it/
 
TICCIH – Argentina (Comité Nacional para la Conservación del Patrimonio Industrial)
http://www.ticcihargentina.com.ar/
 
TICCIH – España
http://ticcih.es/
 
TICCIH – México
www.ticcihmexico.org/

Asociación Arqueología Industrial, Patrimonio Cultural y Natural - Gijón/Espanha
INCUNA
  O Museu da Cidade de Salto - SP
http://www.salto.sp.gov.br/museu/index.htm

Centro de Memória Votorantim
http://www.memoriavotorantim.com.br/

Comite Mexicano Para la Conservación del Patrimonio Industrial
CMCPI

Museo de la Electricidad - Lima - Peru
http://museoelectri.perucultural.org.pe/index.htm

Lançamento de livro
Posted on Wednesday, June 10 @ 10:15:38 BRT
Topic:
Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização
Beatriz Mugayar Kühl


Este livro tem por intuito buscar um aprofundamento de questões conceituais relacionadas à restauração do patrimônio industrial, inserindo-as no contexto atual dos debates sobre preservação. Raramente essas questões são debatidas; a não-observação dos princípios teóricos do restauro na prática, porém, tem conseqüências nefastas e graves. O objetivo deste livro é justamente elaborar uma releitura crítica dos instrumentos teóricos para evidenciar sua aplicabilidade às circunstâncias atuais e para guiar as intervenções concretas nesses bens.
  
 "Como conclusão de um minucioso trabalho de pesquisa sobre a preservação do patrimônio arquitetônico industrial brasileiro, Beatriz Mugayar Kühl nos oferece esta ampla síntese crítica, rica de informações, de reflexões e de concretas sugestões operacionais.
 
  "A análise dos estudos sobre o tema, conduzida de maneira abrangente, permitiu que a autora construísse um quadro geral sobre o estado da questão, e dos trabalhos a ela relativos, até agora não disponível. Essa visão de conjunto assume um valor em si para além do próprio tema da arquitetura industrial e se coloca como aprofundamento de problemas pouco indagados: os fundamentos teóricos do restauro e as tendências atuais no campo; o sentido da prevenção e da ''''''''''''''''''''''''''''''''conservação programada''''''''''''''''''''''''''''''''; a relação antigo-novo nas intervenções em preexistências arquitetônicas e urbanas; a controvertida relação entre projeto de restauro e projeto de arquitetura; o conseqüente tema da ''''''''''''''''''''''''''''''''criatividade'''''''''''''''''''''''''''''''' e da ''''''''''''''''''''''''''''''''inovação'''''''''''''''''''''''''''''''', com freqüência erroneamente contrapostas à ''''''''''''''''''''''''''''''''preservação''''''''''''''''''''''''''''''''; por fim, o ''''''''''''''''''''''''''''''''fachadismo'''''''''''''''''''''''''''''''' e o problema do tratamento das ''''''''''''''''''''''''''''''''superfícies'''''''''''''''''''''''''''''''' arquitetônicas antigas.
   
"Todo o trabalho é permeado por empenho civil e social, por profundas razões educacionais e de formação para a história, a beleza, o respeito pelo trabalho humano, que encontram, nas vivas presenças da arquitetura do passado, mesmo daquele mais recente, uma sustentação de grande e imediata eficácia, especialmente para as gerações mais jovens. Em última análise, volta-se ao restabelecimento dos fortes vínculos entre a comunidade e os seus monumentos, com vistas a uma autêntica fruição coletiva." – Giovanni Carbonara

Beatriz Mugayar Kühl é arquiteta formada pela FAU-USP, com especialização e mestrado em preservação de bens culturais pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Desde 1998 é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP, dedicando-se a disciplinas de história da arquitetura e de preservação. Publicou, entre outros, o livro Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo. Dedica-se, ainda, à tradução de textos sobre restauro, como os de Viollet-le-Duc, Boito e Brandi, publicados na coleção Artes&Ofícios, da Ateliê Editorial.

Medidas:
18 x 27 cm
Páginas: 328
Edição:
Ano: 2009
Assunto: Arquitetura, Restauração, Patrimônio Histórico
Encadernação: Brochura

 
Links relacionados
· Mais sobre
· Notícias por vichi


As notícias mais lidas sobre :
CARTA DE NIZHNY TAGIL SOBRE O PATRIMÓNIO INDUSTRIAL

Classificação de notícias
Votar: 5
Votos: 1


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções

 Imprimir Imprimir

Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.
You can syndicate our news using the file backend.php or ultramode.txt
PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.
Tempo para gerar esta página: 0.29 segundos